Nos dois anos que estive em Nacala celebramos a páscoa com os alunos (2007) e com as igrejas locais (2008), mas nunca com os dois ao mesmo tempo! Esse ano tivemos a oportunidade de ter todos juntos nesse tempo tão especial!
Preparações começaram bem antes da data, assim como deve ter sido há muitos anos em Israel, quando cada ano todos se preparavam para a viagem a Jerusalém três vezes ao ano para celebrar as festas do Senhor. Começamos ensinando as igrejas e os alunos sobre o que é a Páscoa, como os primogênitos dos filhos de Israel haviam sido protegidos pelo sangue do cordeiro e como eles saíram do Egito no meio da noite e o que isso significa para nós hoje. Eles também ouviram sobre o Cordeiro de Deus que tirou nossos pecados e que Ele também morreu durante a Páscoa para cumprir as profecias. Os alunos já estavam aprendendo sobre a Velha e a Nova Aliança, então ouviram toda história duas vezes (uma na sala de aula e outra nas igrejas onde visitavam).
Toda preparação física também foi feita, com os professors procurando um cordeiro (ups, cabrito) sem defeito para nosso jantar, teatros sendo preparados e todas igrejas se preparando para trazer sua contribuição para nosso almoço juntos!
O tempo chegou!
Na sexta-feira tivemos um tempo especial em família (equipe e alunos). Primeiro ouvimos e pensamos sobre as semelhanças entre o cordeiro morto na páscoa do Antigo Testamento e Jesus! Então comemos juntos com alegria e comunhão! A equipe apresentou um teatro que ia até a última ceia de Jesus com seus discípulos e a partir daí assistimos o filme de Jesus do Getsemani em diante. Finalmente tomamos a Ceia juntos! Foi muito especial!
No sábado as igrejas se reuniram para celebrarmos juntos! Crianças por todo lado, um ventilador quebrou bem no meio do louvor fazendo um estalo agudo e assustando a todos, muita coisa acontecendo do lado de fora, na construção, mas ainda assim louvores continuaram a subir! É impressionante notar o crescimento que aconteceu desde a última vez que as igrejas se reuniram. É maravilhoso ver algumas famílias agora unidas (pai, mãe e filhos) e aqueles que nem sabiam o que era adoração, agora livres para entrar juntos sem impedimento. Jorge falou sobre a crucificação e os alunos apresentaram o melhor drama que já os vi fazendo! Foi todo em Makua para que todos pudessem entender e mesmo sem muitos recursos eles apresentaram a história de maneira concisa e clara! Fiquei tão orgulhosa deles. Alguém comentou depois: “Se alguém veio sem saber o que é a Páscoa, depois daquele drama certamente entendem!”
No final nos divertimos muito distribuindo brinquedos para as crianças! A Igreja do Nazareno de Santa Bárbara, em SP, nos deu uma caixa de brinquedos. Junto com outros brinquedos que a Comunidade Cristã de Amsterdan enviou ano passado, organizamos sacos de presentes e cada criança voltou para casa com algo! Todos saíram felizes, adultos e crianças curiosos para ver o que cada um ganhou.
No nascer do sol do Domingo, planejamos um tempo de louvor. Debs, Nicky e eu fomos as primeiras a chegar, igualzinho as mulheres que chegaram primeiro no túmulo de Jesus para descobrir que ELE RESSUCITOU! Acordamos os alunos gritando: ELE ESTÁ VIVO!!! Eles respondiam dos quartos, até que todos se juntaram a nós em agradecimento por tudo o que Deus é para nós!
Naquela manhã o grupo de Muzuane decidiu ir visitor o grupo de Nacoto com parte dos alunos, enquanto o restante foi para Rassim! Celebramos juntos que ELE ESTÁ VIVO e o que Sua ressurreição significa para nós! Ele é os primeiros frutos e nós somos o restante da colheita!
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário