sábado, 15 de maio de 2010

Culpa, medo, condenação.... ou simplesmente AMOR?

Ouvindo Wayne Jacobsen, fiz uma decisão: Nunca mais quero usar a vergonha, o medo ou a culpa para produzir qualquer mudança em qualquer pessoa. Isso é religião e não vida!
Jesus, mesmo antes da cruz, nunca usou a vergonha ou a culpa para produzir qualquer coisa em qualquer pessoa. Ele sabia que isso provoca mudanças externas, mas nada real, eterno, no interior. ELe não tem interesse em mudanças externas.
A religião tenta conformar cada pessoa ao todo, através de recursos como esses (vergonha, medo e condenação). Por isso tuo o que ela produz é vazio, oco, falso e hipócrita.
Cristo usava somente uma coisa: O AMOR! Pois ele sabia que só um relacionamento de amor com ele nos levaria à transformação do nosso interior, no mais profundo do nosso ser. Isso era tudo o que ele queria.
O resultado podia não ser tão simples, rápido e visível, mas certamente seria real!
A história de Pedro o negando mostra-nos isso. Jesus permitiu que Pedro o negasse, mas mesmo antes que acontecesse lhe deu sua palavra, para que ele não desfalecesse quando o tempo chegasse, mas soubesse que ele ainda continuava a amá-lo. Se fosse eu, tentaria poupar Pedro de tão grande erro, tão grande trauma. Mas Ele não o poupou. Pois isso seria religião, conformidade exterior e não era isso que Ele procurava ou desejava.

Nenhum comentário: