segunda-feira, 8 de outubro de 2007

AIDS

Quantas vezes já ouvimos os números alarmantes da porcentagem de pessoas contaminadas com o vírus HIV/AIDS na África? Das 36 milhões de pessoas contaminadas com o vírus no mundo, 25 milhões se encontram na África subsaara. Em Moçambique, calcula-se que 16% da população adulta está contaminada.

Mas, na realidade, o que representam esses números para você? E para mim? Muito difícil dizer, até o momento de enfrentar uma situação em que cada uma dessas estatísticas passam a fazer um sentido pessoal e individual, PARA MIM!

No meu caso, isso aconteceu nessa semana que se passou.

Fátima, uma das líderes da igreja em Nacoto, estava muito doente há mais de um mês. Várias vezes tínhamos ido visitá-la. Desconfiávamos de uma severa infestação de vermes, ou talvez algum fungo na pele. Orávamos por ela e cada vez que voltávamos encontrávamos seu espírito alerta, seu emocional bem, mas seu corpo cada vez mais fraco e doente.

Por fim, um dia mãe Nicky foi visitá-la e todo seu corpo tinha feridas abertas! Nada que se comparasse com o que tínhamos visto na visita da semana anterior. Em choque, Nicky decidiu levá-la ao hospital. Dois dias internada no hospital usando uma pomada e tomando outros comprimidos receitados pelo médico, ela já estava bem melhor. Mas para entender bem o que os exames estavam indicando e como ela estava sendo tratada, no domingo fomos conversar com a médica.

Sem cerimônia nenhuma a médica nos explicou que ela tinha um caso forte de psoríase, mas que a doença de base dela era o HIV. Eles haviam testado e ela era HIV positivo. E continuou falando sobre o que iam fazer, exames para contar as células de defesa para ver se ela podia começar a ser tratada com medicamentos anti-virais que o governo provê gratuitamente e assim por diante.

Mas Nicky, Dora e eu paramos no início da conversa e ali nossa mente ficou por algumas horas!

Como pode? Sim, é verdade, sabemos que grande parte das pessoas com quem lidamos são aidéticas, mas como não ficar chocada quando a pessoa em questão é uma das nossas amigas.

É depois desses momentos que...

... entendemos melhor quando a maior preocupação de uma pessoa aqui é dizer que “está bem de saúde”.

... sabemos porque há tanto temor quando alguém fica doente. Nunca se sabe se é simplesmente uma gripe passageira, ou algo que tirará a vida da pessoa em poucos dias.

Mas na verdade, como entender o que realmente passa dentro da mente e do coração de um povo assim? Se consideramos as estatísticas (que são subestimadas, pois muitos têm o vírus mas não sabem), na nossa escola, de cada turma de 40 alunos, pelo menos 6 têm o vírus do HIV!!!

A única coisa que me vem a mente é... Senhor, eles precisam de ti! Os que já estão contaminados precisam de ti! Os que ainda não estão tb! Todos! Eles só precisam de ti!

E o que me resta senão crer que não importa que tipo de vírus Fátima tem... a vontade de Deus é que seus filhos tenham uma vida saudável, para o servirem todos os dias da sua vida! É só nisso que posso crer!

Nenhum comentário: