quarta-feira, 28 de maio de 2008

Cadê?



Através dos anos tenho aprimorado a técnica da busca. Primeiramente porque devido à minha fraca memória, sempre me esqueço de onde coloquei isso ou aquilo, resultando em minutos ou horas da prática dessa arte tão especial:

A PROCURA!


Uma coisa que tenho notado é que se estou procurando algo em uma gaveta ou bolsa, mas no fundo não penso que REALMENTE está ali, pois tenho outro lugar em mente, normalmente mais distante de onde eu estou, que penso ser uma melhor possibilidade de que seja o lugar onde o que procuro está, logo não encontro nada. Muitas vezes chego a ir àquele outro lugar (mais distante), e não encontrando o tal objeto ali, exauridas as demais possibilidades, volto com fé e certeza de que o que busco deve realmente estar naquele primeiro lugar onde procurei.
Sendo assim, procuro minunciosamente e normalmente encontro!!

Minha conclusão: para encontrar algo você precisa de fé, convicção de que aquilo está onde você está procurando.

Outra coisa que muitas vezes acontece é que se eu não procurar direito no segundo lugar, quando volto para o primeiro, ainda não tenho a convicção de que não esteja no segundo lugar, assim posso passar horas indo de A a B e de volta a A sem fruto algum. Se, no entanto, procurei minunciosamente no segundo lugar, posso voltar ao primeiro lugar com convicção para a busca minunciosa.

Novamente chego à conclusão da fé. Para se encontrar algo é necessário ter a absoluta certeza de que aquilo que se procura não pode ser encontrado em outro lugar. Quando todas as possibilidades apontam somente para um lugar, a fé para desmontar tudo e procurar com cautela existe e o resultando quase sempre é positivo.

Creio que seja o mesmo na nossa busca por Deus. Enquanto não temos a certeza de que não há vida em outros lugares podemos fazer todas as coisas exteriores de “busca a Deus”, orar, ir a reuniões, falar sobre a busca… mas não o encotraremos realmente. É somente quando Ele nos leva à completa desistência de todas as outras fontes, outros meios, “outros lugares”, que realmente podemos receber a fé de que nele está tudo o que buscamos, aliás, Ele É tudo o que buscamos!

E aí precisamos crer que Ele tem tudo em si, pois se não podemos nos matar “procurando”, mas sem resultado, pois sem fé não há busca minunciosa! Se cremos que Ele existe, que Ele está próximo, deseja ser encontrado e possui tudo o que buscamos nEle mesmo, com essa fé podemos buscá-lo até que verdadeiramente o encontremos. E essa é a vontade dEle.

Lembro-me do meu pai falar sobre Espaço Para Deus e a busca pela presença de Deus no nosso devocional pessoal. Ele diz que muitas vezes dizemos que estamos buscando a Deus, mas simplesmente repetimos “ações de busca”, como abrir e fechar uma gaveta. É verdade que para procurar algo talvez seja necessário abrir uma gaveta e fechá-la. Mas se você todos os dias simplesmente abrir e fechar a mesma gaveta, da mesma maneira, não pode dizer que realmente está efetuando uma busca. Você está repetindo uma “ação de busca” sem, no entanto, buscar na realidade.

Ah, e como Ele deseja ser encontrado! Ontem a noite tivemos um tempo maravilhoso na presença de Deus com os alunos. Enquanto deixávamos o Espírito agir de várias maneiras diferentes (com cânticos espirituais, orações, louvores, dançando ou simplesmente parando em silêncio) eu via Jesus sentado em seu cavalo branco esperando para vir. Seu cavalo tinha um casco erguido, como se estivesse pronto para dar o próximo passo, mas ele estava imobilizado. Era como se o Senhor estivesse esperando a verdadeira fome e sede por Ele crescer. Ele não quer simplesmente vir, Ele quer ser convidado, por corações que o desejam na realidade, por corações que não se satisfaçam com a busca, por corações que não podem ser satisfeitos por nada mais nesse mundo, somente Ele. Aqueles que o buscarem dessa maneira, seram achados por Ele, pois Ele mesmo prometeu.

Na nossa busca por Deus, não há “produção” de nada! Não é produzir sentimentos, emoções ou acontecimentos para dizer que O encontramos. É procurá-lo, ansiar por Ele até encontrá-lo e quando o encontramos Ele produz muitas coisas em nós e no nosso meio, Ele traz a existência o que antes não existia!

Nenhum comentário: