terça-feira, 6 de maio de 2008

Desafio desse Ano!

Com a chegada dos alunos da primeira turma de Nacala desse ano, começou uma nova fase para mim, um tempo de aprender e vencer novos desafios. Alguns dos sentimentos me remetem de volta a 2002, quando comecei a ensinar na Escola Bíblica de Inhaminga: o frio na barriga ao fazer algo pela primeira vez, os passos cuidadosos de quem caminha por uma estrada que não conhece. Por outro lado percebo o quanto já cresci desde aquele tempo e como esses sentimentos não são tão intensos, dominadores e nem causam tanta pressão. O desafio dessa vez é o treinamento de professores moçambicanos para a Escola de Discipulado.


Os professores são Agostinho (em pé), Marcelino e Jorge (na direita). Os três foram alunos da escola de Inhaminga em 2003, 2004 e 2005, respectivamente, e depois entraram para o programa dos Embaixadores. Foram enviados ao campo, ensinaram em igrejas locais, ministraram a crianças, jovens e adultos, plantaram igrejas, colocaram em prática o Ide, o Discipulai, o Orai pelos Enfermos, o Expulsai os Demônios e vimos em suas vidas frutos de obreiros fiéis. Foram escolhidos por observarmos que Deus lhes tem dado o dom de ensino e vermos neles um potencial a ser desenvolvido.


Jorge já ensinou conosco no ano passado e tem mais experiência no ensino sequenciado da sala de aula. Agostinho e Marcelino somente tiveram experiência de ensino no campo, em ensinos curtos, esporádicos e sem todos os detalhas que envolvem uma Escola Bíblica. Todos são muito abertos e ensináveis, o que tem ajudado muito meu trabalho.


Tenho assistido a maioria das aulas deles, ajudando-os a prepará-las e a planejar para que a matéria seja toda ensinada dentro do período certo. Depois de cada aula converso sobre aquilo que foi bom e aquilo que pode ser melhorado! É um trabalho diário e intenso, pois são três e eu sou uma, mas tem sido gostoso. No meio de tudo isso desenvolvemos o relacionamento e falamos das coisas espirituais, celestiais e eternas e elas nos trazem vida!


Além desse trabalho diário tenho buscado investir na vida deles a longo prazo, no seu modo de pensar, sua cosmovisão e na percepção da graça de Deus, da salvação e da vida cristã. Tenho entendido que liderança é enxergar a longo prazo, ver além do hoje, do amanhã, e desvendar as áreas em que devemos investir hoje para os anos futuros. Quais os blocos que, quando construídos, subsistirão o teste do tempo e produzirão frutos duradouros?


Olhando na minha própria vida, lembro-me de vários homens e mulheres que Deus usou para me fazer pensar além do que eu podia ver em determinado momento, que me aconselharam e direcionaram! Meu desejo é que eu também possa cooperar para que o mesmo aconteça na vida desses três professores.


2 comentários:

Juliane Oki Carraro disse...

Amém!!

Que o Espírito Santo de Deus continue te capacitando nesse ministério tão lindo!

Bjss

Jubyss

Anônimo disse...

bom trabalho que o Senhor da seara lhe multiplique em tudo
Pr. Victor
victorandchristina.blogspot.com
www.evanjafrica.org