sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Nampula – Encontro de Jovens 2009 – 26 a 28 de novembro

Em Nampula, o grupo de jovens era bem diferente de Magiga e Macomia. A maioria fazia parte de três igrejas, uma era Nampula Wa Yesu, que o pastor Armando dirige, e as outras são de ministérios que conhecemos bem e temos relacionamento com eles há vários anos. Notava-se a diferença no nível intelectual, mas também no nível espiritual pois a maioria tem tido um discipulado maior do que as regiões rurais.

Cerca de 70 jovens participaram e o tema foi “O Caráter Cristão”. Falamos sobre o exército de Deus para os últimos dias e como Deus quer levantar uma geração santa para preparar o caminho para sua volta. Esse foi o desafio lançado. Depois falamos sobre áreas de caráter que precisam ser tratados por Deus, como humildade, amor, liberdade de vícios, honestidade, integridade, pureza sexual. Cada palavra construiu sobre as demais e nas tardes dividíamos em grupos pequenos para conversarmos mais sobre assuntos específicos. Pastor Armando e mãe Lurdes também pregaram e foi muito bom. Eles são exemplos, modelos, não só para os membros da igreja deles, mas para jovens de várias igrejas que os conhecem. Ela falou sobre o propósito de Deus para o casamento e ele sobre ter um caráter inabalável.

Creio que foi o lugar onde conseguimos avançar mais na Palavra, especialmente sem precisarmos de intérpretes pois todos entendiam e falavam bem Português. Conhecemos pessoas especiais e revimos ex-alunos.

Durante todo tempo de encontros de jovens, muitas perguntas se levantavam dentro de nós, ao mesmo tempo que idéias de novos planos surgiam no nosso interior. É um tempo especial de semear na vida dos jovens e sentir deles quais são as necessidades ainda reais e onde podemos trabalhar mais.

Foi especial ter Santo e Paulo conosco. Eles foram crianças afetadas pela Palavra em Inhaminga, cresceram no grupo de jovens da Simona, passaram pela escola bíblica em Inhaminga e pelo centro vocacional em Nacala. Agora trabalham na construção em Inhaminga, mas têm no coração ardente desejo de crescer em Deus e em sua obra. Santo tem um dom bem forte no ensino e todas as vezes que era dado oportunidade de compartilhar a Palavra era muito bom. Em Nampula ele falou sobre humildade e obediência com muita unção. Vi que até ele se surpreendeu com a maneira como ele falou. Foi bem forte e vários jovens foram para frente depois da palavra. É lindo ver o que foi plantado, germinar, crescer e começar a dar fruto!

Josias e Abdul, Agostinho e Valentim estavam sempre prontos para ajudar e juntos formamos uma equipe bem forte e com bom ambiente entre nós. Esse mês foi muito especial!

Nenhum comentário: