terça-feira, 27 de setembro de 2005

EU E A LIZAAAA...


E alguém não querendo aparecer... será que tinha culpa no cartório!??

sexta-feira, 16 de setembro de 2005

Eu e o Lucas


Depois de 4 anos, enfim revi meu priminho (agora primão) Lucas, que mora em Boston/EUA. Ele veio visitar o Brasil e deu uma passadinha aqui em Monte Mor. Foi só uma noite, mas foi muito gostoso revê-lo!

Suka News - AGOSTO/2005

“... procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo” – Ef 4.3,13.

Início do 2o. Módulo do CPP

Se o primeiro semestre desse ano foi de muitas descobertas e revelações, nem sei como descrever o primeiro mês desse segundo semestre. O estilo do curso é bem diferente. Em vez de aulas expositivas (boas para transmissão de novos conceitos, mas limitadas para aprendizagem interativa), as aulas têm sido totalmente participativas. Para cada aula todos os alunos têm de ler um texto, um capítulo ou um livreto, marcando as partes mais importantes, fazendo um fichamento e tirando lições para hoje. Na aula discutimos o que lemos e entendemos, ou não e buscamos chegar a conclusões juntos! Algumas aulas têm sido de muita iluminação, revelação... temos falado sobre coisas que têm chocado nossos conceitos e preconceitos e nos levado a seriamente considerar se o que temos crido até então são verdades absolutas ou estivemos “engolindo moscas” sem muita sabedoria.

Algumas das nossas matérias até agora:

· 3a. Reforma da Igreja – sobre a união da Igreja, ou melhor, a falta dela nos nossos dias. Temos colocado tantas coisas como centrais na vida cristã: interpretações da Bíblia, pessoas, doutrinas etc, quando na verdade a única base para a unidade entre os cristãos é o relacionamento com uma pessoa: Jesus.
A revelação: Jesus é o centro de Sua Igreja e todos os que estão ligados a Ele têm motivo suficiente para estarem ligados uns aos outros.

· Igreja do Século XX – sobre os movimentos de restauração da Igreja nesse período da História, envolvendo Avivamentos e Reformas. Incrível reconhecer como Deus tem restaurado muitas verdades no meio do seu povo, apesar das muitas falhas humanas e da mistura que tem vindo junto com o mover de Deus.
A revelação: Podemos aprender com os erros dos movimentos do passado ao mesmo tempo que recebemos sua contribuição positiva.

· Batismo e Ceia – não são só “ordenanças”, “sacramentos”, são ações que se praticadas com revelação podem gerar vida em nós.

· Ministério da Palavra – Um Ministro da Palavra não é alguém que um belo dia teve uma linda idéia e decidiu contar para os outros, nem alguém que ouviu um lindo sermão e resolveu repeti-lo. Ele é alguém que teve sua vida afetada pela Palavra, ela se encarnou nele (passou a fazer parte dele) e por isso ele pode transmiti-la como uma realidade e não somente como conceitos teóricos verdadeiros.
A revelação: Deus quer usar elementos humanos na transmissão da sua Palavra! Ele é doido!

· Fé e Razão – Deus quer mentes pensantes a serviço dEle!

A cada dia temos entendido um pouco mais do plano e propósito eternos de Deus e isso tem gerado em nós muita oração e clamor pelo que Ele quer fazer nos nossos dias! Temos só uma aula por dia (de 2h a 3h horas), mas MUITA coisa para fazer fora das aulas. Voltei a aprender o que é realmente ESTUDAR, ler muito, escrever muito, pensar muito!

Viagens - AGOSTO/2005

Campestre/MG – Depois de muitos anos fui visitar alguns amigos da minha família de muito tempo. A Aimê, uma aluna do curso, foi comigo e foi muito gostoso passar bastante tempo com ela. A gente tem muitas coisas em comum, mesmo sendo bem diferentes em outras e nos damos muito bem!
A Ana, que morou na nossa casa há uns 15 anos, e sua família nos receberam tão bem em sua casa. Falamos na igreja do Ivan (irmão da Ana) e do Júlio e revi muita gente que me conhecia quando eu era pequenininha. Muito engraçado, porque eu não me lembrava de muita gente... com muita razão, né?!

Rio de Janeiro – É, já estou virando carioca! Foi a terceira vez que fui para o Rio esse ano, mas já deixo bem claro que nada de turismo, nunca dá tempo! O jeito é planejar uma viagem só para isso... ainda vai acontecer!
Dessa última vez fui para Campo Grande, para a igreja do Leandro, que foi aluno do primeiro semestre do curso.
Eles estavam tendo um Congresso de Jovens e meu pai falou na primeira noite antes de viajar para outro compromisso que ele tinha, me deixando com a dura tarefa de dar prosseguimento ao que ele tinha começado. Qualquer filho de pregador pode sofrer essa pressão... mas graças a Deus que Ele é meu Deus e não só dos meus pais! Sou filha e não neta! J

De manhã dei meu testemunho, desafiando os jovens a missões e a viverem 100% para Deus.

A noite eu devia pregar e tive uma experiência incrível. Eu tivera uma semana muito puxada antes de viajar e resolvi até faltar uma das aulas da noite para preparar a mensagem que iria pregar no Rio. Li, reli, pensei, orei, meditei e nada! Enfim decidi levar meus “caderninhos” de anotações e ver se conseguia decidir o que falaria durante a viagem, afinal seriam 7h. As 7 horas se passaram e nada de inspiração. Impressionante que eu não estava muito preocupada. Na sexta a noite, enquanto meu pai pregava, tive algumas idéias, mas muito fracas e ainda indefinidas. Sábado de manhã dei meu testemunho e depois fomos almoçar na casa de uma irmã da igreja, a mãe do líder dos Jovens, o Renato, que aliás nos fez comer atééééé!! Uma delícia! Depois de tão grande almoço e algum tempo de comunhão, voltei para a casa onde estava hospedada. Morta de cansaço não podia fazer nada antes de dormir um pouquinho. Quando acordei faltava pouco mais de 1h para sairmos para o culto. E o que eu não conseguira em dias, devia estar pronto em minutos! Comecei a ler alguns versículos e anotá-los e então decidi começar a escrever. Sobrenaturalmente, em questão de 20 minutos toda mensagem estava preparada, perfeitamente, com vários versículos fortes bem encaixados e eu sentia muita segurança da mensagem que eu deveria passar. A hora do culto chegou e, acredite, foi uma das melhores mensagens que já preguei, na maior calma que já tive, sentindo a maior graça que já experimentei! Foi INCRÍVEL! Quando terminei, não podia dizer nada além de “Graças a Deus”! Ele é maravilhoso! Quando ele opera de verdade é realmente impossível nos orgulharmos, porque fica muito claro que não merecemos e nem temos a capacidade de tal sucesso!

No dia seguinte também falei pela primeira vez em uma Assembléia de Deus. Foi na igreja de uma amiga minha de Moçambique, a Vera.
Eles estavam tendo um Congresso de Missões e ela me chamou para falar para os jovens. Foi muito gostoso e eles foram muito atenciosos. Além de, é claro, eu poder bater um bom papo com a Vera, minha amigona e conhecer muita gente a respeito de quem ela me falava!

Esterzinha e Vera


A Esterzinha é uma moçambicaninha que irmã da Vera adotou há vários anos! Linda, né?!

Jovens da Igreja de Campo Grande/RJ


Essa foto foi tirada bem depois DAQUELE ALMOÇO!!! Olha as caras de felizes!! :)

Eu e Aimê em Campestre

... - AGOSTO/2005

O restante do mês passou entre trabalhos de “escritório”, muita leitura, algumas saídas para evangelizar, ou simplesmente cantar na praça, e algumas visitas aqui e ali!

Um dos assuntos mais presentes na minha mente nos últimas dias do mês, e que tem continuado por esse mês de setembro é em relação a missões. Qual o papel de cada um: da igreja brasileira, de jovens com chamado, de contribuintes e de intercessores? O que precisa acontecer para que o potencial dos jovens seja liberado para cumprir seu destino em Deus? O que eu tenho a ver com isso? O que devo estudar, o que devo fazer, onde devo investir? Como é algo que ainda está no processo embrionário da minha mente, vou guardar para a próxima carta. Quem sabe tenho algumas conclusões, ou pelo menos algumas tentativas de conclusões!

Que Deus te leve a desafiar conceitos antigos, questionando o inquestionável e te levando a comprová-los ou a prová-los irreais!

Um grande abraço,

A serviço dele,
Com muita alegria,

Susana Walker.

quarta-feira, 14 de setembro de 2005

Isaías 66.18-24

“... vem o dia em que ajuntarei todas as nações e línguas; e elas virão, e verão a minha glória. Porei entre elas um sinal, e os que dali escaparem, eu os enviarei às nações, a Társis, Pul, e Lude, povos que atiram com o arco, a Tubal e Javã, até as ilhas de mais longe, que não ouviram a minba fama, nem viram a minha glória; e eles anunciarão entre as nações a minha glória.
E trarão todos os vossos irmãos, dentre todas as nações, como oblação ao Senhor; sobre cavalos, e em carros, e em liteiras, e sobre mulas, e sobre dromedários, os trarão ao meu santo monte, a Jerusalém, diz o Senhor, como os filhos de Israel trazem as suas ofertas em vasos limpos à casa do Senhor.
E também deles tomarei alguns para sacerdotes e para levitas, diz o Senhor.
Pois, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, durarão diante de mim, diz o Senhor, assim durará a vossa posteridade e o vosso nome.
E acontecerá que desde uma lua nova até a outra, e desde um sábado até o outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.E sairão, e verão os cadáveres dos homens que transgrediram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e eles serão um horror para toda a carne.”


Missões existem para a glória de Deus
Missões existem para que Ele seja adorado
por todos os povos, de todas as nações, em todas as línguas!

Eu existo para a glória de Deus
Eu existo para que Ele seja adorado
por isso eternamente vou lançar minha coroa aos pés dele!

Que seja uma coroa grande, bonita, preciosa
Adornada por uma vida quebrantada e um espírito manso
Senhor cria em mim, pedras preciosas de grande valor
para que o seu Nome seja exaltado
para que eu tenha o que jogar aos teus pés eternamente
para que no último dia o Senhor seja entronizado!

ENTRE O CHARME E A REALIDADE

Tudo bem, tudo bem!
Um pouco foi charme,
um pouco foi irritação,
um pouco foi para saber: "Será que vale mesmo a pena?"

Não me entendam mal, não escrevo só para os outros lerem.
Amo escrever, é como oro, é como penso, é como recordo!
Mas para isso, tenho meus "caderninhos"!
Então me questionei: "Será que vale mesmo a pena?"

Mas depois de uma mensagem como a do Renato, como parar?
Já não duvido: "Sim, vale a pena!"
Não vou mais questionar! Basta saber que alguém lê e gosta!
É suficiente para mim...
Como a Anne disse, tem gente que lê, só não comenta... mas não tem problema!
E para a Carla: Thank you, but NO thank you! não precisa de campanha! :)

Irritação, cansaço, frustração, tristeza...
Não sou sempre assim...
Mas longe dEle...

Não tem como!

Problema identificado, problema resolvido!

Meu livro de capa preta,
O afgan que minha avó fez prá mim,
Meu almofadão,
O CD Passion Live
E meu caderninho!

Casa vazia,
pais em SP,
Samuka no trabalho,
Eu no chão!

Não vejo nada novo, '
Isaías é meio viajante,
Mas afinal de contas do que ele está falando,
Minha mente foi passear!

UAU, então é isso...
Atalaias incansáveis,
Humildes e contritos,
Todos juntos somos o barro,
Recompensas eternas,
Glória só prá Ele,
MISSÕES!


Eu não sabia, é um tesouro
O final de Isaías, como nunca tinha visto
Além da casca da Palavra, a vida que ali existe!

Deus é bom, Ele é fiel
Seu amor abunda
Seu perdão se renova
Ele é bom, Deus é fiel!

segunda-feira, 12 de setembro de 2005

TESTANDO... ALGUÉM DO OUTRO LADO?

Estou braba. Não! Irritada. Não! decepcionada...
Bom, sei lá o que estou, mas não é feliz, isso eu te garanto!
E isso tudo porque NINGUÉM COMENTA NO MEU BLOG! Eu nem sei se alguém vem aqui e lê algo, nem sei se vale a pena! Então vamos fazer um teste... vou deixar esse recado aqui até pessoas comentarem, e depois vejo se vale a pena colocar as news de agosto e outros pensamentos!

quinta-feira, 1 de setembro de 2005

Julho 00

Pessoal,
Aí está a Suka News de Julho.... demorou, mas chegou!!
Estou mandando por email, mas pq não colocar aqui tb, né!? Dividi em partes e vou colocar fotos nos intervalos assim que meu querido "Hello" voltar a funcionar!
Comece por Julho 1 e se tiver paciência vá até Julho 7! :)
Um beijão a todos,
Susana.

Julho 01

Alguém viu os meses passando?
Eles foram terminando e nem pediram permissão!
Tanta coisa aconteceu, muitos momentos preciosos e poucos ociosos! E, mais uma vez, demorei a escrever! Meu lema já está se consolidando: “Antes tarde do que nunca!” Aliás, já tenho falado isso há muito tempo... desde a época de colegial, quando criei um livro apócrifo. Logo em 1 Susana 1.1 está escrito: “Uma verdadeira amiga pode sempre tardar, mas nunca falhar!” Que coisa feia, né!? Criando heresias para justificar minhas falhas, desde tão novinha!!

O final de Junho foi muito especial. A turma de 30. alunos do CPP (Curso de Preparação Profética) teve seu encerramento e voltaram para suas casas. As últimas semanas foram muito preciosas, já que a convivência diária fez a turma tornar-se muito próxima. Tivemos a Noite da Renúncia, um tipo de Amigo Secreto, mas em vez de comprarmos um presente, damos algo pessoal! Foi muito gostoso!

Ganhei uma camisa oficial do Brasil e dei uma capulana Moçambicana

Julho 02

Eu e a Eliza, minha prima, nem participamos dos últimos dias do curso porque estávamos viajando. Fomos para um Encontro de Jovens na Bahia, na cidade de Feira de Santana. Fomos alguns dias antes para Itaberaba, rever alguns amigos e passar alguns dias com os irmãos lá. Esperava encontrar a Luiza, colega do CFNI, mas ela não pode vir (ainda mora nos EUA) L! Fica para a próxima. Mas em compensação, encontrei com o Davizinho e o Flavinho, dois colegas também do CFNI e conheci várias outros irmãos, além de falar para os jovens e adolescentes da igreja do Flavinho. Também visitamos o orfanato que a mãe do Davizinho, uma chácara onde vários órfãos encontraram um lugarzinho para serem bem recebidos e amados. Passamos uma manhã com as crianças, num tempo muito agradável e parte do nosso coração ficou ali!

Orfanato em Itaberaba

Julho 03

O Encontro de Jovens em Feira foi muito jóia! Conheci muita gente sobre quem ouvia falar, mas que nunca tinha encontrado. Foi um tempo muito gostoso e a presença de Deus foi muito real! Definitivamente, o povo baiano é um dos mais hospitaleiros e amáveis! O louvor é cativante! Fiz muitas novas amizades e revi velhos amigos!

A volta foi uma aventura. Saímos muito em cima da hora de Feira e pegamos um super congestionamento... acabamos chegando atrasados, perdendo o vôo e aí a aventura realmente começou. Esperar um vôo para SP a noite, chegar em Guarulhos 2h da madruga, pegar um taxi para a rodoviária do outro lado de sampa, esperar até as 4h30 para pegar o primeiro ônibus para Campinas e de lá para Monte Mor. Chegamos em casa umas 6h30 da manhã seguinte (segunda-feira)! E que cansaço!!

Eu dormindo no aeroporto

Julho 04

Aí descansar? que nada... já começar a preparar para o Encontro de Jovens de Campinas! Terça tivemos jejum e oração o dia todo pelo encontro, quarta ensaiamos o dia todo o teatro que íamos apresentar, quinta corremos atrás de detalhes (como canhões de luz, que tivemos que improvisar de última hora) e fomos para o encontro, que começou naquela noite!
Imagine só, chegamos de volta do encontro Domingo a tardezinha... exaustos! Dormi 14h direto... e só me recuperei mesmo depois de alguns dias! :)
Os dois encontros foram incríveis! No daqui tivemos uma missionária ministrando. Ela já passou 3 anos na Albânia, agora está em Goiânia, onde tem uma igreja que ministra a prostitutas e drogadas, tem uma escola de treinamento para missões, e falou muito do peso que tem pela Coréia do Norte e China. As ministrações dela foram impactantes... não teve um olho que não chorou em algum ponto da mensagem! Desafiou, abalou as bases mesmo!
O sentimento que ficou foi que o que temos que renunciar para Deus é tão pequeno comparado com o que Ele já nos deu e o que outros ao redor do mundo já estão renunciando. Só essa renúncia completa do nosso conforto e sonhos trará a perfeita vontade de Deus da teoria para a prática.

Personagens do teatro nos bastidores

Julho 05

Depois do encontro foi o tempo de um merecido descanso: FÉRIAS! Mas como nossa família não sabe descansar sem fazer nada, lá fomos nós para Brasília, visitar os parentes da minha mãe. Como está virando de praxe, meu pai adoeceu nos primeiros 3 dias das férias, de cansaço. Acho que enquanto ele continua correndo o corpo vai acumulando, mas quando pára, descarrega tudo! Graças a Deus ele melhorou rapidinho e pode descansar sem doença, no final! Tudo que fiz naqueles dez dias foi comer, dormir, comer, assistir filmes, comer dormir! Imagine se não ganhei todos os quilinhos que tinha perdido com a minha dieta da sopa de Junho! Mas valeu a pena!
Além disso, fui para Anápolis com o Johnny, a Eliza e a Faninha (primos), visitar a Anne (outra prima), tia Katharine (irmã do papai) e tio Astrogildo (marido dela). Fomos no dia 09, um dia antes do meu níver.
Participamos no lançamento do CD do Benjamim. Foi muito legal e ainda ganhei um bolo surpresa! Foi uma véspera de aniversário muito especial! No dia seguinte voltamos para Brasília.

Meu bolo de níver em Anápolis

Julho 06

Também fui com o papai e a Eliza para Goiânia. Foi uma passadinha muito rápida para visitar a missionária Ariadna e o trabalho deles. Conhecemos o marido e os dois filhos dela, e toda equipe que trabalha na igreja e nos projetos. Saímos com o grupo de evangelismo a noite para visitar os hospitais da cidade. Foi muito especial passar um tempinho com ela, uma mulher que em tão pouco tempo passamos a admirar tanto!

Eu e a missionária Ariadna

Julho 07

Voltamos para Monte Mor a tempo de colocar algumas coisas em casa em ordem e voltar a VIAJAR. Meu pai foi para Bariri, com meu irmão Sa, a Eliza e o Thiago, amigo nosso e eu fui sozinha para São Gonçalo, no Rio!
Ó meu biquinho por ter ido sozinha! Hehe... Que nada! É melhor viajar com companhia, mas não me importo viajar sozinha... gosto de viajar, ponto final!
Fui participar do acampamento de alguns jovens que conheci quando fui para SG no primeiro semestre em um congresso de outra igreja. Eles teriam alguns dias de ensinamento teórico e alguns dias de prático, saindo às ruas para falar de Jesus através de teatros, danças etc. Queria participar dos dois, mas não foi possível, pois não podia ficar muitos dias. Mas foi muito gostoso compartilhar com eles um pouco sobre missões e propósito. O tema era: “O caráter que precede a Missão!” Legal, né?! Foram dias especiais em que conheci melhor a galera que tinha só conversado rapidinho no início do ano. O acampamento foi organizado pela líder de jovens, Beth, e uma turma muito ativa e cheia de amor por Deus. Foi deles que fiquei mais próxima e por quem fui muito encorajada!

Claro que também aprendi algumas palavras muito úteis como: CARACA! – que pode ser utilizada em qualquer ocasião de exclamação, tanto para bem quanto para mal!! e CAÔ – gíria que quer dizer: papo furado, mentira! Hahahaha... me diverti muito! De cada 10 palavras que eles falavam 9 eram gírias, tinha que andar com dicionários ambulantes para entender!

Logo que cheguei do Rio, tive só alguns dias para preparar para o início do segundo módulo do CPP. E Agosto começou a todo vapor!

Por hoje vou ficar por aqui e em breve escrevo mais sobre esse mês que passou!

Essa vez foram quase só fatos! É que era MUUUITA coisa para contar! E ainda tem um mês todo de notícias, viagens, novidades, pensamentos! Hahaha... me aguardem! E se estiverem cansados, me mandem escrever um livro, em vez de ficar mandando emails! É o plano!

Um beijão a todos,

A serviço dele,
Com muita alegria,


Susana Walker.

LOVE

Teach me oh Lord how to love
w/ no strings attached
w/ no judgement or criticism
w/out expecting anything back
or expecting things in return.

Teach me to love oh Lord
Like you do, like you are!

A HORA VEM E AGORA É...

A hora vem e agora é...

... de deixar de lado todo embaraço
... de não viver mais para nós mesmos
... de amar 100%
... de entregar tudo!

A hora vem e agora é...

... do povo de Deus ser preparado
... do seu nome ser glorificado
... do amor ser liberado
... dos adoradores serem revelados!