sexta-feira, 16 de setembro de 2005

Suka News - AGOSTO/2005

“... procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo” – Ef 4.3,13.

Início do 2o. Módulo do CPP

Se o primeiro semestre desse ano foi de muitas descobertas e revelações, nem sei como descrever o primeiro mês desse segundo semestre. O estilo do curso é bem diferente. Em vez de aulas expositivas (boas para transmissão de novos conceitos, mas limitadas para aprendizagem interativa), as aulas têm sido totalmente participativas. Para cada aula todos os alunos têm de ler um texto, um capítulo ou um livreto, marcando as partes mais importantes, fazendo um fichamento e tirando lições para hoje. Na aula discutimos o que lemos e entendemos, ou não e buscamos chegar a conclusões juntos! Algumas aulas têm sido de muita iluminação, revelação... temos falado sobre coisas que têm chocado nossos conceitos e preconceitos e nos levado a seriamente considerar se o que temos crido até então são verdades absolutas ou estivemos “engolindo moscas” sem muita sabedoria.

Algumas das nossas matérias até agora:

· 3a. Reforma da Igreja – sobre a união da Igreja, ou melhor, a falta dela nos nossos dias. Temos colocado tantas coisas como centrais na vida cristã: interpretações da Bíblia, pessoas, doutrinas etc, quando na verdade a única base para a unidade entre os cristãos é o relacionamento com uma pessoa: Jesus.
A revelação: Jesus é o centro de Sua Igreja e todos os que estão ligados a Ele têm motivo suficiente para estarem ligados uns aos outros.

· Igreja do Século XX – sobre os movimentos de restauração da Igreja nesse período da História, envolvendo Avivamentos e Reformas. Incrível reconhecer como Deus tem restaurado muitas verdades no meio do seu povo, apesar das muitas falhas humanas e da mistura que tem vindo junto com o mover de Deus.
A revelação: Podemos aprender com os erros dos movimentos do passado ao mesmo tempo que recebemos sua contribuição positiva.

· Batismo e Ceia – não são só “ordenanças”, “sacramentos”, são ações que se praticadas com revelação podem gerar vida em nós.

· Ministério da Palavra – Um Ministro da Palavra não é alguém que um belo dia teve uma linda idéia e decidiu contar para os outros, nem alguém que ouviu um lindo sermão e resolveu repeti-lo. Ele é alguém que teve sua vida afetada pela Palavra, ela se encarnou nele (passou a fazer parte dele) e por isso ele pode transmiti-la como uma realidade e não somente como conceitos teóricos verdadeiros.
A revelação: Deus quer usar elementos humanos na transmissão da sua Palavra! Ele é doido!

· Fé e Razão – Deus quer mentes pensantes a serviço dEle!

A cada dia temos entendido um pouco mais do plano e propósito eternos de Deus e isso tem gerado em nós muita oração e clamor pelo que Ele quer fazer nos nossos dias! Temos só uma aula por dia (de 2h a 3h horas), mas MUITA coisa para fazer fora das aulas. Voltei a aprender o que é realmente ESTUDAR, ler muito, escrever muito, pensar muito!

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.