quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Diário em Sutton Coldfield/ Birmingham

31/08/2006 - Quinta-feira

Estou em Sutton Coldfiel, 30 minutos de Birmingham. Estou ficando na casa da Margareth, que vive sozinha e é da igreja do Henry.
Cheguei de ônibus e o Henry e a Margareth foram me buscar em Birmingham. Chegamos, jantamos e fomos visitar o filho do Henry que é casado com a filha do Bob Edminston, "dono" da Visão Cristã, que me sustentou nos 3 anos que passei em Moçambique. Mundo pequeno!! e Casa grande!!
Também passamos no "The Well", que é tipo um point dos jovens que eles estão alcançando num bairro mais carente. Acho que o tempo aqui vai ser bom, bem mais calmo que em Hayward's Heath, mas bom!

01/09/2006 - Sexta-feira

Hoje foi aniversário da Margareth. Tivemos um dia bem agitado!
Tomamos café reforçado, um "full british breakfast" com direito a bacon, ovo, tomate, torrada, suco de laranja e tudo mais! Fomos visitar a vila onde Shakespear nasceu: Stratford Upon Avon.

No caminho para lá passamos por várias outras vilas, vimos dois castelos por fora. Era muito caro para entrar neles e não teríamos muito tempo para ver tudo mesmo, então só tiramos foto. Um chama-se Green Castle e está só em ruínas. Era onde os reis ficavam quando queriam caçar. Fica perto de Coldfield que era uma das melhores áreas de caça - até hoje tem um parque/reserva bem grande (12 milhas quadradas)! O outro castelo se chama Warwick Castle e é mais novo, maior e mais bonito. As vilas ao redor também são muito lindas, com casas bonitas e lindos jardins! Passamos pela vila onde a Patty (esposa falecida do Henry) cresceu e vimos a casa que era da família dela. Foi bem nostálgico para o Henry porque fazia uns 30 anos que ele não passava por ali e ficou lembrando das muitas vezes que fez aquele caminho de moto mesmo no inverno com neve. Por fim, umas 5:00 da tarde chegamos ao nosso destino. Vimos onde a esposa de Shakespear cresceu e o teatro construído em homenagem a ele e suas peças. O Henry já estava muito cansado, já tinhamos nos perdido várias vezes e tínhamos um longo caminho de volta então saímos umas 6h.
Fomos jantar num restaurante chamado Fox, onde servem Cavering, que é tipo um churrasco pequeno. Tava muito gostoso e eu comi demais.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Tem sido muito bom passar tempo com ele. Acho que ele ainda sente muita falta da esposa e diz que a igreja também, mas ele não deixa transparecer muito. Ele tem problema de pressão alta e às vezes passa muito mal com os remédios. Ele tem muita vontade de voltar para o Brasil. Ele disse que pastorearia uma igreja em Monte Mor! Já que ninguém mais quer!! hehehe..Acho que ele deve visitar MM ano que vem com o Muir! Ele gostou muito da nossa família e fala sempre sobre o vovô e sore como a Patty gostou da tia Geralda. Também conta as enrascadas em que o Muir os metia e várias piadas sobre os escoceses!

02/09/2006 - sábado
Hoje tivemos um dia bem relax. A tarde fomos ver a Catedral de Lichfield, da Church of England Church, também conhecida como a Three Spears Cathedral. Enorme e antiquíssima. Tinha uma ordenação de muitos ministros terminando quando chegamos e deu para tirar muitas fotos, apesar da chuva! O Henry fez sopa para nossa janta e tivemos um ótimo tempo de comunhão e assistindo TV.


Free Image Hosting at <a href=

03/09/2006 - domingo
O culto na igreja do Henry foi bom! Bem diferente e interessante! Eles se reunem num salão que durante a semana é usado pelo Centro Jovem e Centro Social, tipo algo da comunidade. A maioria da igreja é de mais idade, mas são uma igreja bem viva e amável.
Engraçado, o povo de Birmingham é bem diferente do sul da Inglaterra. São menos sofisticados, mais roceiros, acho que posso dizer. O sotaque deles é bem diferente e chega a ser engraçado. Eles falam: "This is me bike..." em vez de "... my bike..."Eu falei para o Henry que ele fala assim e ele jura que não.
Quando você passa a primeira casca "polida" do povo inglês eles são na verdade extremamente amáveis, hospitaleiros, chegando a ser calorosos - pelo menos os cristãos que tenho conhecido.
Também é interessante como essa igreja tem um trabalho com crianças e adolescentes, mas são todos tão mais velhos! Mas fazem um bom trabalho e são bem aceitos por esses grupos que chegam a ser quase gangues mirins!
Ao contrário de Hayward's Heath, aqui eles têm bastante problemas sociais, e até de segurança. Tem muitos imigrantes na área (indianos, asiáticos, africanos) e muitos dos próprios ingleses de níveis sociais baixos. Os jovens com quem eles trabalham são de vizinhanças bem pobres (bom, pelo menos para o nível daqui). Mas no domingo a maioria deles não vai para a igreja. São só os velhos e alguns casais mais jovens.
O louvor é bem mais de declaração do que de adoração, me fez lembrar um pouco as fitas que o papai trouxe da Inglaterra há muitos anos atrás. Acho que estive então numa igreja mais genuinamente inglesa, do que a do sul que tem influência africana. Eles movem nos dons com naturalidade durante o louvor mas sem deixar tempo demais para isso. Eu preguei. Ele queria que eu falasse sobre o Brasil, Monte Mor e Moçambique, então falei sobre tudo isso e mais um pouco.
Eles convidaram o Brett que é zimbabueano (um dos poucos jovens que começou a ir à igreja há uns meses atrás) para almoçar conosco. Comemos salmão, assistimos Brasil x Argentina (ótimo jogo aqui pertinho, em Londres)!
Ah, o Henry me levou para dar uma volta na moto dele! Super fashion! Amei, quas quis dirigir sozinha, mas depois pensei no custo da moto e desisti! É quase uma Harley Davison, mas menor, porque ele é baixinho! Perfeita para mim, porque também é leve!

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Nenhum comentário: